O Bitcoin surgiu em 2008 e de lá pra cá não parou de crescer. Em 2020 atingiu máximas históricas e, em 2021, foi ainda mais longe alcançando os R$ 255 mil. Hoje contarei a você minha experiência sobre como e onde comprar Bitcoin.
Existem várias exchanges que facilitam esse processo de compra e venda, sendo que algumas delas também trabalham com outros tipos de criptomoedas, como Ethereum, Tether, Ripple, Litecoin, entre outras.
Atualmente eu invisto apenas em Bitcoin, que é a bola da vez. Isso, porém, não a torna a única e melhor opção para você começar nesse mundo de criptomoedas. Como eu disse antes, existem outras moedas, então vale a pena pesquisar bastante.
Como comprar Bitcoin?
Para comprar Bitcoin da maneira mais segura possível você precisará transferir dinheiro da sua conta bancária para uma exchange. No meu caso eu usei a Mercado Bitcoin, a maior plataforma de negociação de criptomoedas da América Latina.
Ela possui mais de 2 milhões de clientes e, na minha opinião, isso foi um ponto favorável e importante para eu escolhe-la como a minha plataforma principal.
Na imagem acima você pode ter uma noção básica de como é a navegação da plataforma do Mercado Bitcoin através de um navegador de computador. Eu achei muito intuitivo e minimalista, mostrando apenas aquilo que é mais essencial.
Se você quiser comprar Bitcoin pelo site Mercado Bitcoin, basta fazer um cadastro gratuito – clicando aqui -, transferir seu dinheiro (eles tem tutoriais explicativos sobre isso) e começar a investir.
É seguro comprar Bitcoin?
O ideal é que você compre seus bitcoins apenas por meio de exchanges, como o Mercado Bitcoin, pois são plataformas seguras e amplamente conhecidas pela comunidade.
Também é possível comprar bitcoin diretamente de outro usuário – neste caso, o nome dado a esse tipo de transação é P2P -, no entanto essa é a forma mais arriscada e usada por muitos golpistas para efetuarem fraudes.
Tem como comprar Bitcoin pelo celular?
A minha primeira compra de Bitcoin foi pelo site Mercado Bitcoin. Já a segunda eu fiz pelo meu celular usando o próprio aplicativo da plataforma Mercado Bitcoin.
O aplicativo deles, na minha opinião, é completo e não deixa a desejar em seus recursos e opções de compra e venda. Além disso, você pode acompanhar os gráficos das principais criptomoedas e tomar melhores decisões.
A propósito, o aplicativo deles está disponível tanto para Android quanto para celulares e tablets da Apple. Se quiser testar, baixe o aplicativo correspondente ao seu celular:
- Mercado Bitcoin para Android, baixe aqui
- Mercado Bitcoin para iOS, baixe aqui
Por fim, eu mencionei apenas o Mercado Bitcoin nesse post porque foi a única plataforma que eu testei até o momento. Em breve testarei outras e voltarei a comentar sobre elas aqui também.