Por que os motoristas são bloqueados na Uber e 99?

Para garantir que seus passageiros sejam atendidos apenas pelos melhores motoristas, a Uber e 99 levam muito a sério cada avaliação feita pelos seus clientes em relação aos motoristas ao final de cada viagem.

Esse é, basicamente, o único parâmetro que essas empresas tem para avaliar a conduta de seus motoristas e, com base nos dados obtidos, tomar decisões sobre a aplicação de punições ou promoções.

Sim! Motoristas bem avaliados, constantes e comprometidos com o seu trabalho acabam sendo recompensados com promoções, podendo aumentar – e muito – os resultados financeiros ao final do mês.

Da mesma forma, motoristas mal avaliados e nem um pouco comprometidos em prestar um bom serviço são punidos e podem, na pior das hipóteses, ser banidos em caráter definitivo.

Obviamente, após suspensões temporários e banimentos definitivos os motoristas ainda podem entrar com recursos, conforme informações da página Uber Telefone, do site Motorista Elite, no entanto na grande maioria dos casos são rejeitados.

Isso, porque a maioria das mensagens que os motoristas enviam aos aplicativos como Uber e 99 após suspensões e banimentos são respondidos por robôs, o que dificulta a resolução do problema com mais agilidade.

Além disso, o motorista que se sentir lesado de forma financeira, ética ou moral, poderá entrar com recursos na justiça, onde obterá uma chance de sucesso muito maior. Inclusive, tem sido assim que centenas de motoristas tem recuperado o acesso a suas contas.

Motivos mais comuns dos motoristas serem bloqueados

A seguir faremos uma lista dos motivos mais comuns que tem levado milhares de motorista em todo o Brasil – e no mundo – a serem bloqueados na plataforma da Uber e 99.

Vale lembrar, mais uma vez, que uma parte dessas punições acontecem em razão das reclamações dos próprios passageiros e uma outra parte é feita de forma automática pelos sistemas de inteligência artificial dessas empresas.

Então, esses são os motivos pelos quais os motoristas são bloqueados na Uber e 99:

  • Iniciar a corrida sem o passageiro
  • Não encerrar a corrida após o passageiro desembarcar
  • Errar a rota frequentemente para tentar ganhar mais dinheiro
  • Não ligar o ar-condicionado em dias quentes
  • Taxa de aceitação abaixo de 70% por muitos dias
  • Taxa de cancelamento acima de 30% por muitos dias
  • Nota abaixo de 4,65 por muitos dias
  • Cobrar valores extras aos passageiros

Esses são os principais, no entanto existe uma lista com mais de 40 outras atitudes que levam os motoristas a perderem a possibilidade de trabalhar com Uber e 99. Se quiser ver todos esses motivos, acesse essa página.

O motorista não tem chefe, porém…

Uma das vantagens de trabalhar como motorista de aplicativo é, obviamente, o fato de que não existe um chefe para ficar dando ordens e monitorando os seus serviços. Ou será que existe?

Na verdade, os motoristas são monitorados o tempo inteiro pelo sistema de inteligência artificial da Uber e 99, justamente para identificar se estão furando algumas das regras estabelecidas nos termos de uso.

Além disso, é importante destacar que, na verdade, existe sim um chefe e ele pode “demitir” qualquer motorista: o passageiro.

Quer queira ou não, são os passageiros que pagam pelo serviço e, consequentemente, fazem todo o sistema funcionar. Logo, eles merecem o melhor tratamento possível, inclusive um carro limpinho para entrarem.

O motorista que não aceitar o fato de que os passageiros devem sim ser muito bem tratados, pois são eles que estão pagando a viagem, certamente não vai durar muito tempo e acabará como milhares estão neste momento: com a conta bloqueada.

Sendo assim, ao não fazer caso dos passageiros e não prestar um serviço de qualidade, eles se sentirão chateados – com razão – e poderão relatar esses detalhes na plataforma.

Uma única reclamação pode não afetar a conta do motorista, mas se dois, três ou mais passageiros começarem a reclamar, em menos de um mês o motorista perderá será banido definitivamente.