O Uber e 99 são os dois maiores aplicativos de transporte particular do Brasil, porém até o ano de 2016 só existia o Uber – pelo menos em termos de relevância de mercado. Foi então que, em 2016, a 99 trouxe a categoria POP – semelhante ao UberX – com preços ainda mais acessíveis. Mas, de lá pra cá, será que ela se manteve assim?
Apesar dos preços mais baixos terem sido o objetivo inicial da 99, de 2016 pra 2021 muitas coisas mudaram e, talvez agora, pagar um preço menor para usar os serviços dela deixou de ser o motivo que muitos usuários levavam em conta no momento de decidir em qual aplicativo solicitar uma viagem.
Igualar os preços das tarifas pode ter deixado muitos usuários tristes, no entanto essa mudança foi fundamental para a sobrevivência da 99. E, apesar das diferenças serem poucas, elas ainda acontecem em ambos os aplicativos, o que significa que ora a Uber será mais vantajosa, ora a 99.
Veja também: Uber ou 99: Qual é o melhor? (2021)
Uber ou 99: Qual é o mais barato?
Em São Paulo, nem o Uber nem o 99 são mais baratos um em relação ao outro, pelo menos não nos últimos dois anos, quando a 99 começou adotar suas novas políticas de preços que a colocaram em pé de igualdade com o aplicativo da Uber.
Dos meados de 2016 até o começo de 2019 ela até conseguiu manter tarifas ligeiramente mais em conta, mas com as grandes rodadas de investimentos que recebeu e a pressão de seus novos investidores, ela deixou de ser mais barata em relação ao Uber.
E para você ver que não estou mentindo, veja quanto custa uma viagem no Uber e 99 para os mesmos destinos:
A imagem acima, simulada e extraída do aplicativo Google Maps, mostra que uma viagem saindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Avenida Paulista está na mesma faixa de preço em ambos os aplicativos: R$ 21 a R$ 27.
Veja também: Onde e como comprar Bitcoin (Minha experiência em 2021)
Ao simular o preço dentro dos próprios aplicativos a diferença nos valores é muito baixa e, em alguns casos, simplesmente não existe. Portanto, as viagens no Uber e 99 possuem praticamente os mesmos preços, o que significa que não há um mais barato que o outro.
Por outro lado, há uma vantagem em usar o Uber: o tempo de espera. E isso é visível na imagem acima.
O 99 é mais barato em outras cidades?
Em São Paulo foi possível notar que os preços entre um aplicativo e outro são praticamente os mesmos, certo? Mas será que em outras cidades o cenário se repete? Para a felicidade de quem não mora na cidade de São Paulo temos uma boa notícia: o aplicativo da 99 é mais barato.
Fizemos algumas simulações nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Em todas os cenários utilizamos a mesma metodologia: uma corrida saindo do Aeroporto até o Centro de cada cidade. E esses foram os resultados:
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Recife
O aplicativo da 99 é mais barato em todas as cidades, exceto em São Paulo onde os preços das viagens são praticamente os mesmos em relação aos da Uber.
Veja também: iPhone 8 Plus ou 7 Plus: qual comprar?
E não sou eu quem está dizendo isso, as próprias simulações que fizemos e mostramos nas imagens acima deixam claro que viajar de 99 – fora da cidade de São Paulo – pode ser mais econômico para o seu bolso.
O Uber é melhor?
Se você considera importante que o tempo de espera até o motorista chegar em você seja menor, então o aplicativo da Uber é a melhor opção. Isso, porque os 400 mil motoristas a mais em relação ao aplicativo da 99 garantem que você não fique esperando por muito tempo.
Na simulação que fizemos anteriormente – saindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até chegar na Avenida Paulista – o preço da viagem ficou praticamente o mesmo no Uber e 99, no entanto o tempo de espera no Uber foi menor. Veja:
No Uber, o tempo de espera é de 2 minutos. No 99, é 5 minutos. Isso significa que o tempo entre você fazer a solicitação de viagem e o motorista chegar até você é 60% menor no Uber.